LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO TST

LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO

TST E TECNICO EM MEIO AMBIENTE


ASSISTENCIA EM PERICIA JUDICIAL
ESPECIALIDADES INSALUBRIDADES E PERICULOSIDADES
ACOMPANHAMENTO A PERICIA
ELABORAÇÃO DE PARECER
ELABORAÇÃO DE QUISITOS

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Fisqp muda fds

 

Atualização das antigas FISPQs e Rótulos:

A atualização das FISPQs e rótulos é um passo essencial para garantir a conformidade com a nova normativa e com o GHS. Confira a seguir as principais mudanças trazidas por essa nova publicação:

  1.     Alteração da nomenclatura: seguindo os critérios da nova NBR 14725:2023, a antiga FISPQ – Ficha de Informações de Segurança para produtos químicos, passou a ser chamada de FDS – Ficha de dados de segurança.
  2.     Alterações nos critérios de classificação: A nova normativa estabelece critérios de classificação mais detalhados e atualizados, com base nas informações sobre os perigos dos produtos químicos.
  3.       Inclusão de classes de perigo: a norma agora inclui critérios para classificação de explosivos e produtos perigosos à camada de ozônio.
  4.       Inclusão de novos elementos para FDS e rótulos de produtos químicos: novas frases de perigo e precaução foram adicionadas.

Além dessas mudanças outras novidades foram apresentadas. A norma agora passa a contar com uma única versão, incorporando as 4 partes existentes anteriormente. Vale lembrar que, o preenchimento das 16 seções da FDS deve ser feito de acordo com as recomendações e requisitos do anexo A existente na normativa. 

O anexo fornece uma lista de subtítulos principais que devem ser usados para preencher as 16 seções, mas também é permitido incluir subtítulos adicionais. Embora a terminologia dada aos subtítulos não seja obrigatória, é recomendada.

prazo para adequação será de 24 meses após a publicação, ou seja, as empresas terão até 04/07/2025 para realizar as alterações em seus documentos

GHS hormonizacao de produtos químicos

 





GHS e suas Vantagens

O GHS é reconhecido internacionalmente como um sistema eficaz para a harmonização das informações de perigo dos produtos químicos. Sua adoção traz diversas vantagens, tanto para os fabricantes quanto para os usuários finais. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  1. Comunicação global: Com o GHS, há uma linguagem comum para a comunicação dos perigos dos produtos químicos em todo o mundo, facilitando o comércio internacional e a compreensão das informações pelos usuários.
  2. Segurança e proteção: A padronização dos critérios de classificação e rotulagem proporciona uma maior segurança na manipulação, armazenamento e uso dos produtos químicos, protegendo a saúde dos trabalhadores, consumidores e o meio ambiente.
  3. Prevenção de acidentes: Com a identificação clara dos perigos, é possível adotar medidas preventivas adequadas para evitar acidentes e minimizar os riscos associados ao manuseio de produtos químicos.
  4. Melhor tomada de decisão: As informações padronizadas e consistentes, fornecidas pelos documentos relacionados ao produto químico atualizados, permitem uma melhor tomada de decisão, tanto em situações de rotina quanto em emergências.

ABNT 14725:2023

 

A ABNT 14725:2023 e o Sistema GHS

A nova NBR 14725:2023 da ABNT está alinhada com o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS, do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals). 

Desenvolvido com base em sistemas existentes de vários países e organizações, como Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Nações Unidas, o GHS tem como objetivo estabelecer critérios internacionais comuns para classificar, rotular e comunicar os perigos dos produtos químicos. 

A intenção dessa nova publicação foi alinhar a versão da normativa brasileira à sétima versão do Purple Book, referência atual para estabelecer os critérios do GHS no mundo.