LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO TST

LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO

TST E TECNICO EM MEIO AMBIENTE


ASSISTENCIA EM PERICIA JUDICIAL
ESPECIALIDADES INSALUBRIDADES E PERICULOSIDADES
ACOMPANHAMENTO A PERICIA
ELABORAÇÃO DE PARECER
ELABORAÇÃO DE QUISITOS

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Silos explosão como evitar



 Explosao em silos não são comuns, mas acontecem se os responsáveis não adotar medidas de redução de poeira suspensa e  os trabalhadores ser capacitados ,  seguir  protocolos de segurança e ter pessoas capacitadas .

Mas não isso que ocorre em diversos silos do pais , falta de investimento na área segurança do trabalho, equipamentos de medição e profissionais capacitados . Os empregadores tem que ver investindo nesses itens,mais benificio a ele e ao funcionário Veja o caso C vale , vai ter problemas trabalhistas , indenização, afastamento de alguns profissionais e gastar em torno de milhões para nova estrutura,alguns especialistas falam em 50 milhões. 

Agora imagina pequenas cooperativa e fazendas aonde não investe e adoram protocolo de segurança, capacitação e equipamentos para redução de poeira. 

Fica aqui para vcs pensar 

C vale 2 palotina



Major do Corpo de Bombeiros avalia hipóteses para explosão na C.Vale

Segundo Tiago Zajac, o sinistro ocorreu no interior do túnel de um dos silos e se estendeu a outros três tuneis interligados.


Major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac: "A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho" - Foto: Divulgação/O Presente

Oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas após a explosão de um silo de armazenamento de milho da C.Vale Cooperativa Agroindustrial em Palotina, no Oeste do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros local a explosão ocorreu na quarta-feira (26), por volta das 17 horas.

Foto: Divulgação

Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo foi reforçado por 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba. Os corpos das vítimas foram entregues à Polícia Científica do estado, para perícia; e os 12 feridos foram encaminhados a hospitais da região.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da  C.Vale. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. Ele explica que o período atual é de colheita da safra de milho, e que esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para então ser processado.

Zajac acrescenta que as causas da explosão serão investigadas pelos peritos da polícia científica. No entanto, o major supõe algumas das hipóteses sobre quais substâncias presentes no local poderiam ter servido de combustível para a explosão. “A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva”, expôs, ampliando “Esses riscos tornam imprescindível a limpeza rotineira desses túneis”.

Tragédia c vale



O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil do Paraná (PC-PR) instauraram um inquérito para analisar as causas das explosões em um silo de secagem de grãos da C.Vale, uma cooperativa agroindustrial localizada em Palotina, no oeste do Paraná.

As explosões mataram oito pessoas - sete haitianos e um brasileiro - na tarde de quarta-feira (26), de acordo com as últimas atualizações do Corpo de Bombeiros. Uma pessoa ainda está desaparecida, segundo a Defesa Civil.  

As vítimas estavam dentro de um túnel que liga os armazéns do silo no momento da explosão. "As vítimas estavam no subsolo, nesse túnel, e a estrutura veio abaixo por conta da explosão.



segunda-feira, 24 de julho de 2023

Londrinense hj na Acij Joinville





 Enquanto nossa ACIL não olha para área de sst, o Londrinense Willian Camargo formado na área segurança do trabalho,pelo colégio estadual polivalente, localizado no Jd Sta Rita Londrina, esse Londrinense se torna diretor núcleo sst da ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville), nossa ACIL ( Associação Comercial e Industrial de Londrina) nem núcleo tem. Não e só visar lucro acil, segurança do trabalho e lucro para empresas hoje.