LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO TST

LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO

TST E TECNICO EM MEIO AMBIENTE


ASSISTENCIA EM PERICIA JUDICIAL
ESPECIALIDADES INSALUBRIDADES E PERICULOSIDADES
ACOMPANHAMENTO A PERICIA
ELABORAÇÃO DE PARECER
ELABORAÇÃO DE QUISITOS

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Destemidos de azul e branco vem ai

 Torcedores lançam livro com personagens contando histórias do clube

O livro “Destemidos Azul e Branco – A história do Londrina contada por personagens” será lançado no próximo sábado (18), das 11h às 13h, na Tubastore (loja oficial do Londrina Esporte Clube). O livro foi escrito por Felipe Lessa e ilustrado por Enéas Ribeiro Corrêa e contam histórias ditas por personagens da história

Taxa de frequência e gravidade . Vamos aprender calcular

 


Falha ao fazer o upload do arquivo "". Invalid response: RpcError





As taxas de frequência e gravidade são indicadores de segurança que permitem analisar os acidentes no decorrer dos períodos em que um funcionário ficou exposto a riscos. A Taxa de Frequência (TF) mostra se a gestão de segurança e saúde do trabalho foi eficiente ou não. Assim, ela determina a quantidade de acidentes por milhão de horas trabalhadas por cada homem que se expõe ao risco em dado período. A taxa de frequência é fundamental, pois as empresas precisam preencher esse número em documentos obrigatórios, como o
 SESMT.

Já a Taxa de Gravidade (TG) estima o quão grave foi o acidente em que houve afastamento. Essa taxa foi determinada pela  NBR 14280 e instituiu a gravidade como sendo o tempo computado por milhão de horas trabalhadas por cada homem exposição ao risco em certo período.

Além disso, ela mostra os dias de trabalho perdidos por afastamento (ligado ao acidente ou doença do trabalho) ou por incapacidade permanente.

Comparando ambas, a TF mostra a quantidade de acidentes ocorridos e a TG a gravidade do acidente. Continue lendo e veja quais são os parâmetros e como calcular a taxa de frequência e gravidade na empresa.

Quais os parâmetros e como calcular a Taxa de Frequência?

Parâmetros da taxa de frequência

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomenda que os parâmetros para a Taxa de Frequência apresentem os resultados:

  • até 20 = muito bom;
  • de 20,1 a 40 = bom;
  • de 40,1 a 60 = ruim;
  • acima de 60 = péssima.

Cálculo

É dado pela fórmula: TF = nº. acidentes X 1.000.000 / HHT
Exemplo:

TG= 2 (acidentes) x 1.000.000 / 33.000 (150 func.)

TF= 60,60

Cálculo com os dias sem afastamento

Aqui são incluídos, também, os dias em que a pessoa não se afastou após o acidente.

TF = nº. acidentes com afastamento + nº. acidentes sem afastamento x 1.000.000 / HHT

Cabe mencionar que a NR 14280 recomenda que os acidentes de trabalho com e sem afastamento não sejam calculados juntos.

Quais os parâmetros e o cálculo da Taxa de Gravidade?

Parâmetros

A OIT recomenda os seguintes parâmetros para a Taxa de Gravidade.

  • até 500 = muito bom;
  • de 500,01 a 1.000 = bom;
  • de 1000,01 a 2.000 = ruim;
  • acima de 2.000 = péssima.

Cálculo

Aqui, deve-se saber quantos dias de trabalho foram perdidos e quantos foram debitados — em caso de morte ou incapacidade permanente. Segundo a NBR 14280, cada evento gera um débito. Por exemplo, morte equivale a um débito de 6000 dias, amputação da mão debita 3000 dias e assim por diante. É dado pela fórmula:

TG= (nº. de dias de dias perdidos + dias debitados ) X 1.000.000 / HHT
Exemplo:

TG= (100 + 10) X 1.000.000 / 110 funcionários

TG= 100 dias perdidos.

Como funcionam a TF e a TG juntas?

Primeiramente, a NR4 exige que ambas as taxas sejam arquivadas para consulta do Ministério do Trabalho e Emprego durante auditorias.

Ao combinarmos os valores gerados pelo cálculos das taxas, chegamos a um resultado importante para a segurança do trabalho, como descobrir as melhores práticas para prevenção de acidentes de trabalho. O índice de acidentados, obtido pela fórmula:

índice de acidentes = (TF + TG)/100

Como avaliar os resultados?

Fica fácil avaliar os resultados ao compará-los com os parâmetros pela OIT. Assim, se, por exemplo, uma taxa de gravidade estiver entre de 1000,01 a 2.000 (ruim), significa que é preciso rever os critérios de segurança da sua empresa o quanto antes, visando não apenas o bem-estar dos trabalhadores, como também o respaldo jurídico da empresa.

Mas lembre um programa de prevenção e treinamentos , ajude a baixar estes índices


segunda-feira, 13 de junho de 2022

Valor da multa empresa não tem LTCAT



A instrução normativa n° 77/2015, do INSS, estabelece que é obrigatório o preenchimento do PPP, de forma individualizada, para os funcionários que trabalhem expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Desta forma, podemos concluir que as empresas que são obrigadas a preencher o PPP também são obrigadas a elaborarem o LTCAT, pois este é o documento que serve como fonte para aquele.

Com isso, as organizações que não elaborarem esse laudo técnico de acordo com as exigências legais estão sujeitas ao recebimento de multas que podem variar de R$991,03 a R$99.102,12.