LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO TST

LUIS FERNANDO DOS S EGIDIO

TST E TECNICO EM MEIO AMBIENTE


ASSISTENCIA EM PERICIA JUDICIAL
ESPECIALIDADES INSALUBRIDADES E PERICULOSIDADES
ACOMPANHAMENTO A PERICIA
ELABORAÇÃO DE PARECER
ELABORAÇÃO DE QUISITOS

sexta-feira, 28 de julho de 2023

C vale 2 palotina



Major do Corpo de Bombeiros avalia hipóteses para explosão na C.Vale

Segundo Tiago Zajac, o sinistro ocorreu no interior do túnel de um dos silos e se estendeu a outros três tuneis interligados.


Major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac: "A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho" - Foto: Divulgação/O Presente

Oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas após a explosão de um silo de armazenamento de milho da C.Vale Cooperativa Agroindustrial em Palotina, no Oeste do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros local a explosão ocorreu na quarta-feira (26), por volta das 17 horas.

Foto: Divulgação

Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo foi reforçado por 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba. Os corpos das vítimas foram entregues à Polícia Científica do estado, para perícia; e os 12 feridos foram encaminhados a hospitais da região.

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da  C.Vale. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. Ele explica que o período atual é de colheita da safra de milho, e que esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para então ser processado.

Zajac acrescenta que as causas da explosão serão investigadas pelos peritos da polícia científica. No entanto, o major supõe algumas das hipóteses sobre quais substâncias presentes no local poderiam ter servido de combustível para a explosão. “A compactação da massa de milho pode produzir gás por conta da fermentação. É também possível que a explosão tenha sido causada pela poeira do milho, que também pode gerar uma atmosfera explosiva”, expôs, ampliando “Esses riscos tornam imprescindível a limpeza rotineira desses túneis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário